Leite Creme


Descrição

O leite-creme é uma das sobremesas mais famosas que se conhecem!

Provavelmente tem algo que ver com o contraste entre o frio e cremoso manjar, com a crocante e quente camada de açúcar queimado. Deverá ser preparado com cuidado, pois é muito fácil errarmos na sua confecção.

As primeiras receitas de leite-creme datam do século XVII. É pouco claro se as suas origens remontam a França, Inglaterra como "Crème Brulée", ou mesmo, Espanha como "Crema Catalana".

A primeira vez que se viu a receita de leite-creme foi num livro de Massaliot’s que data de 1691 em França. François Massaliot’s nasceu em Limoges em 1660 e morreu em 1733 em Paris. 

No entanto o Trinity College de Cambridge, Inglaterra, também reclama como sua a origem do doce. Eles defendem ser o primeiro produtor desta sobremesa no século XVII, onde o denominaram de “Cambridge Burnt Cream” ou “Trinity Cream” onde tinham um ferro de queimar o açúcar especial, pois tinha o símbolo oficial do Trinity College.

Hoje em dia as variedades de leite-creme existentes são infindáveis. Há mesmo quem afirme que há tantas receitas de leite-creme quantas as pessoas que o confeccionam. É um prato simples mas delicioso, que é mundialmente famoso e reconhecidamente bom.

 

Leite-Creme, uma sobremesa deliciosa e intemporal.

 

 

 

 

Fonte - fotografia