Francesinha



Descrição

A Francesinha é um prato de culto no Norte do País, particularmente na cidade do Porto. Criada entre as décadas de 50 e 60, a Francesinha tornou-se uma iguaria muito apreciada e uma especialidade dos restaurantes locais, desde os mais chiques aos mais populistas.

A sua origem provém de uma sanduíche (tosta) tipicamente francesa denominada como “Croque- monsieur”, um petisco muito apreciado nos restaurantes e cafés franceses. Reza a história, que foi um português, Daniel Silva, responsável por uma cervejaria típica portuense de nome Regaleira, que teve a brilhante ideia de adaptar a especialidade típica francesa aos ingredientes e à cultura portuguesa.

O molho picante inconfundível, ou seja, a “essência da francesinha”, tornou esta especialidade única e marcante para quem a prove e não é de estranhar! Em Abril de 2011 foi considerada uma das melhores sanduíches do mundo pelo Aol Travel, um site norte-americano conceituado, sobre destinos e lazer.

Apesar de ser uma especialidade típica do Porto é possível saboreá-la de Norte a Sul do país. Para desfrute dos que não gostam da típica francesinha, existem mais variedades, desde a francesinha com cogumelos, marisco, atum, vegetariana entre outras.