Bife



Descrição

Bife é uma designação comum utilizada para uma peça de carne frita, grelhada, gratinada ou assada, geralmente cortada como uma fatia. A sua espessura e comprimento podem variar consoante o tipo de carne e a receita que se utiliza para a confecção. O corte da carne é de extrema importância.

A forma como se corta a carne pode significar a diferença entre um bife macio e um bife duro! Um importante segredo, um pequeno detalhe, que faz toda a diferença entre um bom bife e um desastre à mesa. "Corte as carnes sempre no sentido contrário ao das fibras!" Basta posicionar a lâmina da faca, em relação às fibras, de modo que forme com elas um ângulo de 90 graus.

Esse procedimento garante que a faca faça o trabalho mais difícil, o de cortar as fibras, tornando a carne mais tenra. A título de esclarecimento, aquilo que chamamos de fibra da carne é, na verdade, um feixe de células musculares. Infelizmente nem todos os talhantes sabem disso. Por isso, se observar que a carne não está a ser cortada dessa maneira, chame à atenção desse pequeno pormenor. Outro momento a ter em atenção é o cuidado ao cortar a carne no churrasco, pois, se ela ainda estiver no espeto, a tendência será cortá-la paralelamente às fibras, o que, muitas vezes, não é o ideal.

Use sempre as facas sem serra, pois a serra rasga a carne. Use sempre facas com lâminas bem afiadas e, para cortar, faça com que deslizem na carne com uma leve pressão. Em Portugal, existem inúmeras receitas de bifes, como por exemplo o Bife à Portuguesa, o Bife à Marrare, o Bitoque, para citar apenas algumas. Normalmente, são receitas que utilizam carne de bovino.

É frequente encontrar em restaurantes designações referindo-se ao tipo específico da peça de carne de bovino, como por exemplo bife do lombo, bife do vazio, bife da alcatra, bife do acém, bife do pojadouro e bife do cachaço.

 

Quem não gosta de um bom bife?!?!