Descrição
No dia anterior ao da confecção, compre o pão em massa no padeiro ou, se preferir, prepare-a em casa. Neste caso, deverá trabalhar o fermento com 250 g de farinha, 1 dl de água tépida e 10 g de fermento de padeiro. Envolva o pão (ou o fermento) num guardanapo, depois de passado por farinha, e deixe repousar num sítio quente.
No dia seguinte, peneire as especiarias previamente pisadas e, em seguida, corte as amêndoas, as nozes e o cidrão em bocados. Dissolva o bicarbonato no vinho da Madeira e derreta as gorduras no mel quente, raspando depois a casca das laranjas e espremendo-lhes o sumo.
Peneire a farinha e o açúcar, faça uma cova ao meio e deite aí a massa de fermento; depois amasse o fermento com a farinha. Quando estiverem bem misturados, junte o mel, previamente amornado juntamente com as gorduras, ligando tudo. Depois de adicionar todo o mel, junte os frutos preparados, o vinho da Madeira com o bicarbonato, o sumo e a raspa das laranjas e as especiarias. Amasse até a massa se soltar do alguidar. Abafa-a com um pano e um cobertor, deixando-a levedar a uma temperatura sempre igual, durante 3 a 4 dias.
Divida a massa em porções de 250, 500 ou 750 grs, conforme o tamanho dos bolos. Deite estas porções em formas redondas, direitas e baixas, muito bem untadas e leve a cozer em forno bem quente (indo já a superfície enfeitada com meias nozes, amêndoas ou bocados de cidrão).
Depois de cozidos e frios, embrulhe-os em papel vegetal ou celofane e guarde-os em caixas.
Fonte: docesregionais.com