Pastel de Bacalhau



Descrição

Sabia que o Pastel de Bacalhau, como se chama na região Centro do país, é apelidado de Bolinho de Bacalhau no Norte?

A primeira receita oficial do bolinho de bacalhau data de 1904, num livro chamado Tratado de Cozinha e Copa, de Carlos Bandeira de Melo, um oficial do exército português que usava o pseudônimo Carlos Bento da Maia.

A obra de Carlos Melo entraria para a história como a primeira a apresentar uma receita do prato. (…) "Toma-se o bacalhau cozido, limpa-se de peles e espinhas, mistura-se com batatas cozidas e bastante salsa cortada em pedaços, e passa-se tudo pela máquina de picar. O polme resultante liga-se com leite e gemas de ovos e tempera-se com um pouco de sal fino e pimenta em pó. Bate-se a massa, à qual juntam-se as claras de ovos, previamente batidas em castelo, liga-se tudo rapidamente, tira-se a massa às colheradas, que tendem, fazendo-se passar de uma para outra, (as colheres molham-se no azeite fervente em que os bolos hão de ser fritos) e, em seguida e sucessivamente, põe a frigir. O azeite deve ser abundante, para que os bolos mergulhem nele sem tocar o fundo. Tiram-se do azeite com uma colher crivada e põem-se a escorrer (…)."

Apesar de indicar o modo de preparo e os ingredientes, o autor omitiu a proporção dos ingredientes, no entanto, sua descrição serviu como base para as variações da receita existentes até os dias de hoje.

O Pastel de Bacalhau foi um dos pré finalistas nomeados para a categoria de "entradas" nas 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa.