Espadeiro
Vila Real
Apresentação
Inaugurado a 1 de Janeiro de 1969, foi-lhe dado o nome do ilustre transmontano Lourenço Viegas, conhecido na história como o “Espadeiro”. Este bravo obteve tal cognome mercê da sua bravura na luta contra os mouros, ao lado de D. Afonso Henriques, nosso primeiro rei, de quem foi contemporâneo, amigo, colaborador e companheiro de armas.
Reza a tradição, que Lourenço Viegas, “O Espadeiro”, era filho de Egas Moniz e de sua mulher D. Teresa Afonso. Terá tido um papel importante na eleição e proclamação do fundador de Portugal, ao lado de quem terá lutado na batalha de Ourique e, terá morrido lutando contra os mouros na batalha de Évora.
Em Vila Real, na capela de São Brás existe um monumento tumular, com uma espada e dois crescentes gravados em granito, conhecido por “Túmulo do Espadeiro”. Este facto sugere que o corpo deste herói nacional terá sido trazido pelos seus companheiros e familiares, a enterrar na terra que foi seu berço.
Preservar a história e dá-la a conhecer é uma preocupação da gerência desta casa, a cargo de Maria de Fátima Cardoso, mas não só. Faz, igualmente, parte das suas prioridades a qualidade no serviço prestado e a comprová-lo estão a Medalha de Prata e a Medalha de Mérito Industrial.
Especialidades
Pontos de interesse próximos
Obter indicações:
Horário
12 h -15 h
19 h -23 h
Serviços
Catering, Prova de vinhos, Pagamento Multibanco, Pagamento Visa
Comodidades
Esplanada, Wi-fi, Ar condicionado
Tipo de Cozinha
Tradicional Portuguesa
Tipologia
Rural
Lotação
200 pessoas
Preço Almoço
10 euros
Preço Jantar
20 euros