Lar de São José

Póvoa de Lanhoso



Descrição

 

 

A Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso teve o seu período embrionário na época de 1913. Um filho da Terra da Maria da Fonte, de nome António Lopes, regressado anos antes do Brasil, começou a dar forma a um sonho altruísta - combater os dolorosos problemas sociais da Póvoa de Lanhoso.


   

Mandou construir um edifício majestoso, onde instalou um hospital que, já na inauguração em 5 de Setembro de 1917, era um expoente na resposta às carências de cuidados de saúde na Região. A Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso surge como necessidade absoluta para prosseguir e administrar o Hospital António Lopes.
Esta Santa Casa marca desde então toda a história social, cultural, assistencial e até religiosa da Póvoa de Lanhoso. O objectivo filantropo imposto pelo primeiro Compromisso visa concretizar um programa de beneficência e acção social em prol da população mais necessitada.


Esta Misericórdia foi precursora nas estruturas caritativas de apoio aos idosos, ao tomar para si uma «casa de família» para assistência aos idosos, o Asilo de São José, que um grupo de povoenses havia fundado em 19 de Março de 1936. Transferindo em fins de 1966 da Casa da Botica para o magnifico Palacete das Casas Novas, entretanto adquirido pela Misericórdia e que fora residência do benemérito António Lopes, passou a chamar-se Lar de São José a partir de 3 de Julho de 1971

Localização

Largo António F Lopes , 4830 516, Póvoa de Lanhoso

Latitude

41.5746378000

Longitude

-8.2682006000