Gare Oriente
Lisboa
Descrição
A estação Oriente faz parte integrante da Gare intermodal de Lisboa (GIL) e constitui a estação terminal, a Norte, do 1º escalão da Linha D (Linha do Oriente) do Metropolitano de Lisboa, tendo sido inaugurada a 19 de maio de 1998.
Em termos arquitectónicos a estação caracteriza-se pela existência de um átrio único de grandes dimensões que se desenvolve por sobre a nave da estação abrindo apenas nos topos sobre as vias e comunicando com o nível dos cais através de escadarias laterais.
O projeto arquitectónico da estação de metropolitano, foi da autoria do Arq.º Sanchez Jorge. Pretendeu este, refletir nos acabamentos a temática geral aplicada à Expo ’98 – Os Oceanos. Assim, tirando partido do maior pé direito existente nos topos do átrio, zona onde este abre sobre as vias, instalou na laje de cobertura estruturas metálicas que lembram velas e proas de barcos, os gradeamentos dos topos dos cais e das escadarias são estilizações de ondas que, graças a uma hábil ilusão de ótica, parecem ondular à medida que o observador vai passando por elas, as colunas estão cobertas por elementos metálicos que integram arpões, por último, a luz foi criteriosamente aplicada de forma a valorizar todo o ambiente.
Em termos artísticos a estação Oriente constitui a materialização da intenção de realçar o cunho universalista do tema principal da Expo ’98 – Os Oceanos – perpetuando, assim, esta efeméride.
Esta intervenção está na linha de uma posição cultural desde sempre adotada pelo Metropolitano de Lisboa convidando, predominantemente, artistas plásticos portugueses para intervirem nas várias estações novas ou em remodelações das antigas. Nesta estação, dada a universalidade do tema programático da Expo ’98, compreende-se que o Metropolitano tenha alargado o seu convite a artistas de todo o Mundo. Para isso foram convidados onze artistas de reconhecido mérito internacional representativos dos cinco continentes – cinco europeus, três asiáticos, um africano, um americano e um australiano.
Localização
Ed. Gare do Oriente - Av. D. João II, 1990 - 233 , Lisboa
Latitude
38.7685863000Longitude
-9.0984125000Site
Metro Lisboa