Estação de Metro de Carnide

Lisboa



Descrição

A estação Carnide abriu ao público em 1997, o projeto arquitetónico é da autoria do Arq.º Sérgio Gomes e a intervenção plástica é de José de Guimarães.

José de Guimarães patenteia nesta estação o seu estilo caraterístico, resultado de um percurso evolutivo que tem origem na sua estada em África na década de sessenta e é composto por cores fortes numa clara alusão às culturas indígenas.

Tendo sempre presente a estação como um todo, José de Guimarães faz percorrer o seu imaginário estético por vários materiais, como sejam, o mosaico bizantino, o azulejo e a calçada à portuguesa e até, através da utilização de uma forma inédita de intervenção plástica nas estações do Metropolitano, lâmpadas filiformes de luz de néon. Estes elementos de luz intermitente foram colocados ao longo da parte superior das paredes das plataformas e nos topos da estação. Segundo o próprio artista, a utilização do néon está ligada ao milagre da Luz, celebrado na Igreja de São Lourenço (também conhecida como Igreja da Luz), que se situa perto da estação e, para além disso, liga-se também com a própria toponímia do local.

Metro de Lisboa - Linha Azul

Localização

Rua Guiomar Torresão, Carnide, 1500, Lisboa

Latitude

38.7581315000

Longitude

-9.1916775000