Descrição
O conceito de autarquia radica num vocábulo grego que designa poder sobre si mesmo. Foi esta ideia de autonomia que os estados modernos recuperaram e que hoje se afirma como um dos grandes baluartes da democracia. A Constituição da República Portuguesa consagra as autarquias locais como parte da organização democrática do Estado, definindo-as como pessoas colectivas territoriais, dotadas de órgãos representativos e visando a prossecução de interesses próprios das populações respectivas. Por isso, a realização plena da autarquia consiste na realização da comunidade dos cidadãos.
Os municípios, mais do que meras unidades administrativas, afirmam-se como autarquias que buscam o bem da comunidade e a felicidade dos cidadãos.
O Edifício
Edifício onde está sedeada a administração local do município de Barcelos, incluindo a Câmara Municipal, a Assembleia Municipal e outros serviços municipais. Possui um Auditório, onde decorrem as sessões da Assembleia Municipal. Neste espaço são realizadas palestras, conferências, concertos e um grande número de actividades da própria Câmara Municipal, bem como iniciativas da comunidade. O Salão Nobre é um espaço dedicado a recepções oficiais, sendo também muito utilizado para a realização de concertos, exposições e outras actividades de índole cultural. A Sala Gótica é utilizada na realização dos mais diversos eventos, principalmente culturais.
O actual edifício resulta de reformas e acrescentos a partir dos iniciais Paços do Concelho, com arcadas ogivais de finais do século XV. Sofreu grandes alterações no século XVIII e uma ampliação no século XIX. Foram-lhe anexados, entre outros, o Hospital do Espírito Santo, do século XIV, a Capela de Santa Maria e a Igreja da Misericórdia do século XVI.
Projecto de Arquitectura:
Arq. Manuel Luís Cabral Teles
Arq. João Albergaria Oliveira
Arq. Susana Milhases Madureira
Arq. Miguel Gonçalves Dias
Arq. Joaquim Flores
Arq. Sérgio Moreira
Projecto de Estabilidade:
Eng. Fernando Noites
Eng. Silva Costa
Projecto de Instalações e Equipamentos Eléctricos:
Eng. Manuel Costa Simões
Projecto de Instalações Mecânicas:
Eng. Isabel Sarmento
Arranjos Exteriores:
Arq. Paisagista Agostinho Pizarro
Arquitectura Paisagista:
Construtor - Eusébio e Filhos S.A.