Anémona

Matosinhos



Descrição

Uma espécie de rede de pesca suspensa de um mastro inclinado que se ergue a uma altura de sessenta metros, eis a obra de arte que a escultora americana Janet Echelman concebeu e está colocada, desde 2002 bem no centro da Praça Cidade do Salvador, à entrada de Matosinhos. Este inovador objecto artístico veio substituir a onda artificial que o arquitecto Eduardo Souto Moura tinha projectado para o mesmo local.

Foram as tradições piscatórias de Matosinhos que inspiraram a artista norte-americana, que usa frequentemente no seu trabalho materiais e métodos artesanais colhidos na comunidade envolvente, o caso da rede, criada nas mesmas fábricas onde ganham vida os instrumentos de trabalho dos pescadores locais. Oscila ao vento, procurando-se um especial efeito estético no jogo de sombras transmitido ao pavimento e ao espelho de água que existirá na base, bem como nas luzes artificiais que deverão funcionar à noite.

A altura máxima da rede não excede os 25 metros, o mastro em que se apoia ultrapassa os edifícios residenciais das imediações, cuja altura não vai além de 40 metros. Em dias normais, pretende-se que, dos três pontos cardeais com acesso terrestre, o mastro seja visível à distância de um quilómetro.

Localização

Praça Cidade do Salvador, Matosinhos, 4450 096, Matosinhos

Latitude

41.1741405000

Longitude

-8.6879380000