Veado
Descrição
Só há 3,5 milhões de anos é que surgiram os primeiros hominídeos.
Desde que o homem teve suas mãos livres, a criação dos mais diversos tipos de armas – arpões, lanças com bicos envenenados, redes de pesca, arcos, flechas, armadilhas –, pôde ampliar considerável e até espantosamente sua dieta alimentar. Assim, deu-se início da caça ao veado; à cabra; ao porco; à galinha o que fez com que o homem deixasse de se alimentar apenas de vegetais.
A descoberta da caça deu ao homem a carne para se alimentar e a pele para proteger-se do frio.
A alimentação carnívora fez com que o homem necessitasse de relações de grupo pois, assim, era mais fácil caçar os animais e dividi-los. A tendência humana de compartilhar alimento terá tido origem quando o homem desenvolveu a capacidade de matar grandes presas. Desconhecendo ainda métodos de conservação via-se obrigado a consumir a caça com certa rapidez. Isso induziria a dividir com outros caçadores e famílias o produto do seu trabalho. A associação entre caçadores, na busca de presas maiores, criou também a necessidade de um sistema complexo de sinais, que fez com que se desenvolvesse a linguagem vocal.
Será possível imaginar que o estudo da história da gastronomia se encontraria com o início do desenvolvimento da fala, e teria com o mesmo uma íntima relação? Sim! E desde os primórdios da gastronomia o veado foi prato nobre entre todos os outros, devido ao seu sabor, aspecto e quantidade de alimento.
Já experimentou?
Restaurantes da especialidade