Lampreia Assada no Forno
Descrição
"A lampreia já sube os rios para desovar, depositando sob as rochas ou em pequenos ninhos escavados no leito milhares de minúsculos ovos que garantirão a sobrevivência da espécie. E morrem. Após a desova, as larvas permanecem no rio até que, por meio de metamorfose se tornam adultas. Nessa altura, migram para o mar onde permanecem até atingirem a sua maturação sexual."
Preparação: Coloque o recipiente indicado em cima da mesa ou banca e, na frente, a garrafa de vinho tinto. Pegue na Lampreia e corte-a dando um golpe até meio do dorso. Sairá sangue e deve deitar logo um pouco de vinho. Deverá ter muito cuidado já que nesse local começa a tripa. A mais ou menos seis centímetros faça outro golpe - sairá sangue, deve deitar vinho. Repita estas operações até perto da cabeça. No segundo golpe, puxe a tripa com cuidado para não a partir - para facilitar a operação utilize um palito dos dentes e coloque uma linha a apertar o começo da tripa. Repita as operações nas restantes Lampreias.
Leve ao forno e sirva acompanhado de batata assada. Acompanhe de Vinho Verde, de qualidade, do Minho. A mesa deverá ser composta com talher de peixe; copo de vinho e água.
Desfrute!
Restaurantes da especialidade