Praça D. Pedro IV - Praça do Rossio

Lisboa



Descrição

Situada na zona do Rossio, a Praça de D. Pedro IV conhecida pela maioria das pessoas pelo mesmo nome do local onde está situada, ou seja, Praça do Rossio, leva na verdade o nome do personagem representado na estátua que se ergue no seu centro (o rei D. Pedro IV).

Desde há mais de seis séculos que a Praça D. Pedro IV tem assistido a diversos acontecimentos memoráveis da cidade de Lisboa. Aí se realizaram festivais, autos-de-fé (durante a Inquisição), paradas militares e até touradas. Nos nossos dias, esta praça tem sido por diversas vezes o palco de vários comícios políticos e de algumas manifestações.

Com o terramoto de 1755, e a reconstrução que se seguiu, a Praça D. Pedro IV passou a estar rodeada por uma série de edifícios pombalinos que foram aproveitados para o comércio. Hoje, muito do movimento da cidade de Lisboa passa também por aqui, em grande parte devido à proximidade da Estação do Rossio. No lado norte da praça podemos também encontrar o Teatro Nacional D. Maria II.

A sul encontramos um gracioso arco que é uma obra da arquitetura pombalina dos finais do século XVIII. Esse arco estabelece a ligação com a Rua dos Sapateiros. A Praça D. Pedro IV delimita a norte a Baixa Pombalina.

Em 1889, foram colocadas na praça duas fontes monumentais, tendo ficado situadas uma de cada lado da coluna. Hoje em dia, podemos vê-las coloridas pelas flores que as tradicionais floristas do Rossio vendem ali.

O chão da Praça D. Pedro IV é também uma verdadeira obra de arte da típica calçada portuguesa, feita com pedras de calcário pretas e brancas, com padrões ondulantes, tendo sido um dos primeiros pavimentos de Lisboa com este desenho.

Ao longo destes seis séculos de história da existência desta praça, surgiram muitas alterações no estilo de vida das pessoas que a frequentam. No entanto, permanecem até aos nossos dias muitas das tradições de outrora. Por exemplo, ainda hoje, muitos lisboetas continuam a frequentar o Café Nicola, que fica no lado ocidental da praça e que em tempos foi frequentado por Bocage, ou então a Pastelaria Suiça, que fica do lado oriental da praça.

Nesta zona, viveu também um dos grandes escritores portugueses, Eça de Queiroz.

 

Localização

Praça D. Pedro IV, 1100 199, Lisboa

Latitude

38.7136927000

Longitude

-9.1396176000