Igreja da Conceição Velha

Lisboa



Descrição

A Igreja da Conceição Velha fica situada bem no coração da cidade de Lisboa, na Rua da Alfandega, bem próxima da central Praça do Comércio, na Freguesia da Madalena.

Esta igreja está classificada como monumento nacional desde o ano de 1910 e data dos séculos XVI a XVIII.

A primitiva igreja que foi erguida neste local era da invocação de N.ª Sra da Misericórdia, e era o segundo maior templo de Lisboa no tempo de D. Manuel I, só ultrapassado pelo Mosteiro de Santa Maria de Belém, mais conhecido como o Mosteiro dos Jerónimos.

Foi a sede da primeira Misericórdia do país,  tendo sido instituída em 1498 por iniciativa de D. Leonor, irmã de D. Manuel I, e do seu confessor, o Frei Miguel Contreiras. Mais tarde, com o terremoto de 1755, a igreja ficou totalmente destruída.
Nessa mesma altura, havia também ruído a igreja que D. Manuel I tinha doado em 1502 aos freires da Ordem de Cristo, conhecida como Igreja da Conceição dos Freires e mais tarde como Igreja da Conceição Velha (por entretanto se ter levantado uma nova Igreja da Conceição na capital), e que foi construída no lugar da sinagoga da Judiaria Grande.

Quando a antiga Misericórdia foi reconstruída (reconstrução pombalina), todos estes elementos se conjugaram para causar alguma confusão na história do edifício.

Assim, a Igreja da Conceição dos Freires ou Conceição Velha não foi incluída no plano pombalino de reconstrução da Baixa lisboeta.

Em vez disso, o rei  D. José deu aos frades o local da igreja da Misericórdia, mandada reedificar ao arquiteto pombalino Francisco António Ferreira que contou com a colaboração de Honorato José Correia, em 1770, perdendo a sua invocação original e passando a ser a “nova” Conceição Velha.

 

Fonte: historiadeportugal.info
 


 

Localização

Rua da Alfândega, Madalena, Lisboa

Latitude

38.7087056000

Longitude

-9.1356020000