MyRestaurant

Idioma

Risotto | Especialidades

Restaurantes que servem este prato

Risotto

Total votes: 0
0 1

De origem italiana, o risoto, é sem dúvida um prato altamente apreciado em vários países do mundo. Iguaria, húmida e cremosa, é uma típica representação da cozinha do norte da Itália.

O termo é um diminutivo e significa “arrozinho”. O conhecido "Risotto alla Milanese", o mais famoso dos risotos, é obra do mestre Valério di Fiandra. Na época era responsável pela criação dos vitrais da Catedral de Milão. O prato, diz a lenda, foi criado durante uma festa de casamento, no ano de 1574. Fiandra, que era reconhecido tanto pelas suas belíssimas obras de arte, quanto pelo seu bom gosto para a gastronomia, durante o casamento da sua filha resolveu oferecer aos convidados um de seus pratos preferidos, o risotto.

Porém, durante a preparação da iguaria, o mestre, por ser muito ciumento, deixou cair um pedaço de açafrão dentro da panela, dando origem ao que hoje se conhece por Risotto alla Milanese.

Existem diversas versões desta história, uma que revela que teria sido o noivo a preparar a surpresa e que a introdução do açafrão seria propositada, para colorir o prato e torná-lo mais atraente para os convidados.

Risoto, o é prato que nasceu para garantir sorte e felicidade!

Existem inúmeras variantes para este Prato:

  • Risotto com Cogumelos e Espargos
  • Risotto Alla Millanese
  • Risotto de Rabada Risotto de Salmão
  • Risotto com Lulas e Gambas
  • Etc...

Agora que já conhece a história dessa iguaria maravilhosa, que tal experimentar?

Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários

Atenção


Neste momento só disponibilizamos restaurantes para a região Norte, para Lisboa, Faro e Coimbra. Brevemente teremos maior cobertura do território nacional.


Regista-te e acompanha as novidades do MyRestaurant!